Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20667
Título: Avaliação da atividade anti-inflamatória de sistemas microemulsionados para uso tópico contendo óleo-resina de Copaifera multijuga hayne (FABACEAE)
Autor(es): Santana, Lucas Matheus Barreto
Palavras-chave: Plantas medicinais
Medicina popular
Copaíba
Farmacologia
Data do documento: 5-Jul-2018
Resumo: As espécies do gênero Copaifera são umas das mais utilizadas na medicina popular brasileira, sendo utilizadas no tratamento de diferentes doenças, incluindo as que apresentam quadros clínicos inflamatórios. A inflamação que é uma resposta de defesa do organismo a diferentes estímulos, quando se torna crônica está associada a um grande número de doenças. Por causa da necessidade de inovação terapêutica é crescente o número de trabalhos com nanotecnologia que buscam melhorar a eficácia dos tratamentos. Por isso, este trabalho teve como objetivo desenvolver microemulsões (ME) bicontínuas para a incorporação do óleo de copaíba e avaliar sua atividade anti-inflamatória. Os componentes foram escolhidos a partir de seu uso na literatura, em seguida o Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) foi calculado. A partir do EHL foi construído um diagrama de fases pseudoternário (DFPT) utilizando água deionizada, miristato de isopropila e os tensoativos Kolliphor HS15 e Monoestearato de Sorbitano 80 (Span 80). Analisando o DFPT foi selecionado um ponto de possível formação de ME bicontínua, que não apresentou separação de fases, sem turbidez e opticamente transparente e viscoso para a incorporação do óleo nas proporções de 1 e 5%. Os sistemas foram avaliados físico-químicamente pela análise macroscópica e pelos testes de pH e condutividade elétrica. A atividade anti-inflamatória foi avaliada pelo teste de edema de pata induzido por carragenina em camundongos Swiss. Os sistemas apresentaram características organolépticas satisfatórias, com a forma de um gel límpido, brilhante, homogêneo, transparente, sem separação de fases ou turbidez. O óleo puro apresentou caráter ácido (4,32 ± 0,07) porém quando incorporado aos sistemas microemulsionados, as MEs apresentaramApH neutro (ME de 1% 7,34 ± 0,05 e ME de 5% 7,34 ± 0,4), ideal para aplicações tópicas. No ensaio farmacologico, observou-se que o óleo possui atividade anti-inflamatória e após ser incorporado a MEs o efeito tornou-se mais rápido e efetivo, significativamente iguais aos controles positivos. Por isso, conclui-se que a utilização de MEs como sistema carreador para o óleo de copaíba é uma importante alternativa para viabilização do uso tópico racional deste óleo na terapêutica de processos inflamatórios.
Descrição: SANTANA, L. M. B. Avaliação da atividade anti-inflamatória de sistemas microemulsionados para uso tópico contendo óleo-resina de Copaifera multijuga hayne (FABACEAE). 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20667
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Matheus Barreto Santana.pdfPDF - Lucas Matheus Barreto Santana1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.