Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20684
Título: A mulher dos anos dourados: uma análise dos contos O decote e Marido Sanguinário de Nelson Rodrigues
Autor(es): Batista, Simone da Silva
Palavras-chave: Nelson Rodrigues
Mulher na literatura
Mulher e Patriarcalismo
O Decote (Conto)
Marido Sanguinário
Data do documento: 7-Jul-2019
Resumo: Este artigo analisa a representação feminina nos contos O decote e Marido Sanguinário de Nelson Rodrigues. Procuramos refletir a partir das ações das personagens Clara e Glorinha, se há o desenvolvimento do perfil de uma mulher em emancipação numa época não tão favorável ao sexo feminino que era os anos dourados e se essas ações configuram uma evolução para a época quanto às questões de gênero. Utilizamos as considerações de Bourdieu (2012), Bassanezi (2015), Perrot (2007), Del Priore (2006) e Gubernikof (2016), que trazem reflexões acerca da mulher em sociedade, assim como nos valemos dos estudos de Waldman (1996) e Boff (1991), os quais discutem a respeito da representação feminina nas obras de Nelson Rodrigues. Além disso, evidenciamos os apontamentos de Louro (1997), que traz um estudo sobre as questões de gênero em sociedade. A análise nos mostra que as personagens Clara e Glorinha, protagonistas dos contos em estudo, transgridem condutas patriarcais, buscando em um meio ainda restrito ao seu sexo, se impor, e fazem isso por meio do adultério quando deixam aflorar seus desejos não se importando mais com normas de submissão e recato.
Descrição: BATISTA, S. S. A mulher dos anos dourados: uma análise dos contos O decote e Marido Sanguinário de Nelson Rodrigues. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20684
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone da Silva Batista.pdfPDF - Simone da Silva Batista939.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.