Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20688
Título: Poesia, educação e cultura nordestina: a literatura popular na obra de Zé Adalberto
Autor(es): Monte, Érika Taíse do
Palavras-chave: Cultura nordestina
Poesia popular
Literatura popular
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: A poesia popular chegou no Nordeste através da colonização e da escravidão, e os nordestinos aprimoraram essa arte imprimindo-lhes características próprias, por isso, a cultura nordestina é uma prática social consagrada através dos tempos pela tradição sendo transmitida de geração a geração. Para tratar deste tema, tomaremos sob estudo alguns poemas das seguintes obras do autor Zé Adalberto: No Caroço do Juá (2005), Cenário de Roedeira (2014) e Amizade a Pelo e Pena (2017). Observamos metodologicamente que nossa pesquisa é descritiva, documental e qualitativa. Nosso objetivo foi perceber nas obras deste autor uma representatividade da cultura regional e da identidade do povo nordestino. Ainda se buscou identificar os aspectos literários ao modelo de literatura regional pernambucana; bem como perceber os elementos culturais, críticos e figurativos nas obras. O estudo foi referendado sob a luz da teoria literária regionalista de autores como Silva (2012), Tavares (2005), Massaud (2003), Cascudo (1988), Bosi (1977) e Zumthor (1977). Logo, percebe-se que o autor Zé Adalberto busca através da sua poética, preservar os valores e a cultura do sertanejo. O poeta defende o povo sertanejo, as tradições e sua poesia. Como um pernambucano do vale do Pajeú, considerado como um dos maiores poetas populares e gênio em sua arte de transmitir de forma poética os sentimentos alheios, é um legítimo representante da cultura nordestina. Por fim, podemos dizer ainda que o desejo do autor seja colocar a poesia no interior das escolas como forma de perpetuar essa herança da cultura popular nordestina.
Descrição: MONTE, E. T. Poesia, educação e cultura nordestina: a literatura popular na obra de Zé Adalberto. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20688
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika Taíse do Monte.pdfPDF - Érika Taíse do Monte887.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.