Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20689
Título: | A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar |
Autor(es): | Cabral, Edjane Pereira |
Palavras-chave: | Sociolinguística Variação diatópica Sala de aula Variação linguística |
Data do documento: | 27-Jun-2019 |
Resumo: | Este artigo trata a manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. Assim, tivemos como objetivo investigar a intensidade dos fenômenos variacionistas que manifestam os educandos em situações específicas, tendo como foco uma escola de ensino fundamental, no município de Ouro Velho-PB, mais precisamente em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental (anos finais), nas aulas de Língua Portuguesa. As referidas aulas foram observadas e gravadas para a análise de dados. Deste modo, para fundamentar a pesquisa tivemos como teóricos Bagno (2009; 2013), Bortoni Ricardo (1985; 2004), Faraco (2008), Polli Silva (2009). A pesquisa se caracteriza como sendo etnográfica. A análise dos dados foi realizada a partir das expressões utilizadas pelos alunos e pela professora em sala de aula. Realizada a análise, constatamos que diante de todas as variantes ocorrentes na língua, a variante diatópica (regional) é a mais recorrente na fala do público envolvido. |
Descrição: | CABRAL, E. P. A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20689 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edjane Pereira Cabral.pdf | PDF - Edjane Pereira Cabral | 685.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.