Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20694
Título: A produção do humor e de sentidos em textos multimodais: análise de memes do bode gaiato
Autor(es): Silva, Samira Graziele Barbosa da
Palavras-chave: Bode Gaiato (Fanpage)
Gênero digital
Textos humorísticos
Textos multimodais
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O presente artigo tem objetivo de discutir os traços de humor e de sentido, considerando os elementos verbais e não verbais na fan page do Bode Gaiato- página criada na rede social Facebook. Toma-se como problemática norteadora: como se dão os traços de sentido que provocam humor nos memes da fan page do Bode Gaiato, página criada na rede social Facebook? Como hipótese do trabalho, sugere-se que os memes da fan page Bode Gaiato possuem traços de humor porque apresentam em seu conjunto elementos verbais e não-verbais para caracterizá-lo e, principalmente, o sentido é construído por meio das inferências. No tocante aos objetivos deste trabalho, apresentam-se os seguintes: a) apresentar alguns memes da fan page do Bode Gaiato com suas perspectivas de humor; b) identificar a relação desse gênero com a multimodalidade e c) promover uma discussão sobre o seu uso da produção de sentido para um aprendizado significativo. Dessa maneira, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, na qual pretende-se analisar oito memes da página Bode-Gaiato, disponíveis na rede social Facebook. Sendo assim, toma-se como embasamento teórico as teorias de alguns autores sobre a produção de sentido e a multimodalidade. Dentre os resultados obtidos, destacam-que os memes do Bode Gaiato apresentam elementos verbais e não-verbais que, atuando juntos, reforçam a produção de sentido e o humor, principalmente em seus conteúdos discursivos e imagéticos que relembram temas do cotidiano, que podem ser interpretados e compreendidos pelos usuários da rede social.
Descrição: SILVA, S. G. B. A produção de humor e de sentidos em textos multimodais: análise de memes do bode gaiato. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20694
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samira Graziele Barbosa da Silva.pdfPDF - Samira Graziele Barbosa da Silva1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.