Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20698
Título: Análise econômico - financeira: um estudo de caso na empresa Natura Cosméticos S/A entre os anos de 2017 e 2018
Autor(es): Avelino, Gisele Cristina da Silva
Palavras-chave: Setor de cosméticos e perfumaria
Índice de liquidez
Índice de rentabilidade
Índice de endividamento
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Os índices são vistos como ferramentas de análise de balanços que proporcionam uma visão detalhada através de um diagnóstico que contribui para um embasamento da conjuntura econômica e financeira das empresas. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a situação econômico-financeira de uma empresa do setor de cosméticos e perfumaria com base nos exercícios 2017/2018. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva conduzida por meio de uma análise bibliográfica e de um estudo de caso realizado em uma empresa do segmento mencionado acima, onde os demonstrativos contábeis foram levantados no site da Econoinfo com intuito de atender ao objetivo proposto. Como resultados, constatou-se que a empresa analisada apresentou no sentido financeiro, adequados resultados acerca dos índices de liquidez, ou seja, uma boa aptidão de pagamento, assim apresentando uma capacidade de solvência. Ressalta-se que ter bons índices de liquidez não garante condições de pagamento de dívidas no prazo, pois dependerá de outras variáveis para cumprimento de suas obrigações. Ainda no sentido da análise financeira, foi possível detectar com relação aos índices de Estrutura de Capitais que a empresa analisada apresentou dentro de suas linhas de decisões financeiras a preferência em trabalhar com capital de terceiros para financiar o giro operacional da empresa, visto que o capital próprio é mais oneroso e usualmente vem comprometendo as necessidade de caixa da empresa e na análise da Rentabilidade, foi constatado entre os anos analisados que empresa direcionou investimentos no ativo total que não foram cobertos pelas vendas e assim tornando resultados bem inferiores ao esperado. Ou seja, as vendas não foram suficientes para cobrir parte do capital investido no ativo total. Ainda foi percebido de maneira geral que os a Rentabilidade do Ativo e Patrimônio Líquido não apresentaram resultados satisfatórios entre os períodos analisados, onde a empresa apresentou uma queda significativa de aproximadamente 81% no lucro líquido de 2018 quando comparado com 2017, fato esse que comprometeu a lucratividade dos acionistas e proprietários, visto que esses não apresentaram um retorno satisfatório com relação aos seus investimentos pelo menos no curto prazo.
Descrição: AVELINO, G. C. S. Análise econômico - financeira: um estudo de caso na empresa Natura Cosméticos S/A entre os anos de 2017 e 2018. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20698
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisele Cristina da Silva Avelino.pdfPDF - Gisele Cristina da Silva Avelino824.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.