Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20700
Título: Uma análise de utilização do custeio variável: um estudo de caso em uma panificadora
Autor(es): Lima, Ane Priscila Bezerra da Silva de
Palavras-chave: Método de custeio variável
Setor de panificação
Custeio por absorção
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo verificar o resultado econômico da produção de pães em uma panificadora da cidade Sertânia-PE, à luz do Sistema de Custeio Variável. Assim, foi necessário identificar os principais gastos desta panificadora; Classificar estes gastos entre custos e despesas; Separar os custos e despesas entre fixos e variáveis; Elaborar uma Demonstração de Resultado do Exercício - DRE através do sistema de custeio variável; Analisar a DRE através da margem de contribuição e através de outras variáveis que o sistema de custeio variável nos permitir. Este método destaca-se por proporcionar extrair a margem de contribuição em valor, ou até mesmo em percentual, de um determinado produto para o resultado da receita total da venda subtraída dos custos e despesas variáveis desse produto. Essa margem é utilizada para responder a vários questionamentos importantes dentro do processo decisório na tomada de decisões da empresa. Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, já que esta busca concentra-se em averiguar a validação da implantação do sistema de custeio na panificadora do município de Sertânia, a fim de auxiliar os gestores no planejamento, na obtenção de lucro e nas tomadas de decisões. Quanto às etapas do trabalho, utilizou-se a pesquisa de campo, já que esta ferramenta permite um contato maior entre o pesquisador e a empresa analisada, possibilitando assim, visualizar aspectos que não seriam possíveis caso não houvesse o deslocamento até o campo de pesquisa. Como resultados, averiguamos que o pão francês é o produto que proporciona a maior margem de contribuição, já que o mesmo é responsável pelo maior número de venda, como também a maior margem de segurança. O pão crioulo é o que apresenta a maior lucratividade da panificadora, porém o mesmo alude a menor margem de contribuição e de segurança. O pão doce é o que exibe a menor lucratividade da empresa, todavia, é o segundo maior responsável pelas vendas na panificadora. Assim, conclui-se que o presente estudo forneceu a panificadora informações essenciais e indispensáveis em relação aos custos e ao seu desempenho, porém é válido destacar que é importante que mantenha um controle permanente, percebendo antecipadamente problemas ou melhorando ainda mais seu resultado.
Descrição: LIMA, A. P. B. S. Uma análise de utilização de custeio variável: um estudo de caso em uma panificadora. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20700
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ane Priscila Bezerra da Silva de Lima.pdfPDF - Ane Priscila Bezerra da Silva de Lima1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.