Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2071
Título: A produtividade da partícula "que" no artigo de opinião: um diálogo entre forma e função inicial
Autor(es): Lacerda, Adélia Virgínia de Araújo
Palavras-chave: Lingüística
Gêneros Textuais
Formalismo
Funcionalismo
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: Com o desenvolvimento dos estudos linguísticos amplia-se a importância de se estudar os enunciados e os textos relacionando-os com as funções que eles desempenham nos contextos da comunicação, assumindo assim uma postura mais reflexiva no que se trata de admitir uma interação entre forma e função. Nesse sentido, faremos um estudo dos fenômenos da partícula ―que‖ na perspectiva completiva e relativa dentro do gênero textual artigo de opinião. Além de identificar o fenômeno da partícula ―que‖ no gênero, iremos realizar um estudo panorâmico das bases da Linguística: formalismo e funcionalismo, desenvolvendo um estudo das classificações oracionais e analisando a função que exercem dentro do artigo de opinião. Para essa pesquisa, tomamos como embasamento teórico os conceitos de Bechara (2009), Neves (1997; 2011), Kenedy (2008), entre outros. A análise realizada nos mostra a importância de um estudo trazendo uma discussão pautada no entrelaçamento de forma-função. Fizemos uma análise linguística que discutiu, com propriedade, aquilo que é da ordem da estrutura e daquilo que é da ordem do que põe esta estrutura para funcionar.
Descrição: Lacerda, A. V. de A. A produtividade da partícula "que" no artigo de opinião: um diálogo entre forma e função inicial. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2071
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia Virgínia de Araújo Lacerda.pdfAdélia Virgínia de Araújo Lacerda588 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.