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dc.contributor.authorLima, Jeová Pereira-
dc.date.accessioned2019-09-18T10:52:43Z-
dc.date.available2019-09-18T10:52:43Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherCDD 658.155 4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20711-
dc.descriptionLIMA, J. P. A contabilidade como suporte para a formação do preço de venda: um estudo de caso em um supermercado em Sertânia-PE. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNum mercado globalizado e altamente competitivo estabelecer o preço de venda de um determinado produto não é tarefa fácil para o administrador, mas fundamental. E para que isso aconteça é necessário que estes gestores conheçam todos os gastos envolvidos nesse processo. Vários são os fatores que devem ser estudados para que a empresa garanta sua competitividade e retorno do capital investido, um deles é a formação do preço de venda. Para que esta formação aconteça de forma adequada, as entidades devem levar em consideração todos os custos e despesas envolvidos. Assim, o propósito da pesquisa é apresentar a contabilidade como suporte para a formação do preço de venda de um supermercado. Os procedimentos utilizados para realização da pesquisa foram exploração bibliográfica, de campo e estudo de caso, sendo classificada em exploratória e descritiva, e com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para atingir os objetivos propostos conceitos sobre os tópicos mais relevantes foram demonstrados no estudo, tais como, informações teóricas sobre contabilidade de custos, métodos de custeio e a formação do preço de venda. A técnica adotada para coleta dos dados foi a entrevista e pesquisa documental, com o intuito de obter informações sobre a organização. De acordo com os dados obtidos, foi possível calcular o preço de venda dos produtos selecionados pelos métodos de custeio absorção e variável. E por fim, foi demonstrado a confrontação entre os preços praticado pela organização e os calculados. Consequentemente, pode-se notar que o preço de venda praticado pela empresa aproxima-se do calculado pelo método de custeio variável. Observou-se que no custeio por absorção o preço de venda dos produtos fica com valor altíssimo, já que considera não só gastos fixos como também os custos e despesas variáveis. Assim sendo, os gastos fixos da organização deve ser estudados com atenção, pois os mesmos representam uma parcela exorbitante em relação ao faturamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. José Humberto do Nascimento Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do preço de vendapt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectMétodo de custeio variávelpt_BR
dc.titleA contabilidade como suporte para a formação do preço de venda: um estudo de caso em um supermercado em Sertânia-PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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