Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20713
Título: E-Social: percepção dos profissionais de contabilidade registrados nos CRC's da Paraíba e Pernambuco
Autor(es): Nascimento, João Paulo do
Palavras-chave: eSocial
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Profissionais contábeis
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais da contabilidade registrados nos CRC’s da Paraíba e de Pernambuco acerca da implementação do e-Social. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi o primeiro passo para as mudanças na forma de envio das informações referentes as obrigações acessórias, no Brasil, que tem relação pessoal com os profissionais de contabilidade. Na atualidade a preocupação é a implantação do e-Social, que vem com uma proposta de uma nova forma de enviar as informações sobre obrigações acessórias que são relacionadas com o vínculo empregatício. Como metodologia, essa pesquisa se caracteriza como sendo descritiva e exploratória, de levantamento, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário eletrônico adaptado do estudo de Leite (2016). A amostra de pesquisa tanto por brevidade quanto por acessibilidade foi composta por 16 profissionais de contabilidade, sendo 8 do CRC do estado da Paraíba e 8 do CRC do estado do Pernambuco. Os principais resultados apontam que existem ainda muitas lacunas no que se refere a implementação e a utilização do e-social por parte dos profissionais de contabilidade de ambos os estados, se mostrando ainda com desafios a serem superados na profissão, porem com potencial de ser uma grande ferramenta de auxílio a gestão.
Descrição: NASCIMENTO, J. P. E-Social: percepção dos profissionais de contabilidade registrados nos CRC's da Paraíba e Pernambuco. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20713
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo do Nascimento.pdfPDF - João Paulo do Nascimento938.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.