Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20718
Título: Ajustes dos componentes da bicicleta e lesões na prática do ciclismo: Revisão de literatura
Autor(es): Cavalcante, Diego Vinícius Duarte
Palavras-chave: Ciclismo
Biomecânica
Lesões
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O ciclismo está entre as atividades esportivas com maior número de praticantes no mundo, com substancial aumento na última década, o ciclismo também passou a ter uma popularidade que foi reforçada por estudos que relatam benefícios dos exercícios aeróbios, pela segurança e conforto proporcionados. Devido ao uso inadequado dos componentes da bicicleta, os ciclistas muitas vezes são prejudicados por lesões por esforço repetitivo, levando à diminuição da frequência de uso da bicicleta. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi elaborar uma revisão de literatura descrevendo quais os rumos estão tomando os estudos acerca de ajustes dos componentes da bicicleta e lesões da prática do ciclismo. Foi feita uma revisão de literatura para entender quais as tendências atuais com relação a ajustes ergonômicos dos componentes da bicicleta e lesões na prática do ciclismo, no qual, foi efetuada primeiramente uma busca nas base de dados principais de saúde, LILACS e Scielo, Pubmed, para em seguida, utilizando os achados na elaboração do quadro resumindo os estudos. A pesquisa foi realizada no município de Campina Grande – PB, foi composta de materiais advindo de: artigos, dissertações, teses, livros, simpósios ou congressos para construção da revisão. Como critério de inclusão os materiais tinham relação com o núcleo do tema desta pesquisa, ou seja, tinha relação com ajustes ergonômicos dos componentes da bicicleta e lesões na prática do ciclismo. Todos os materiais que envolveram temas que se afastaram deste núcleo, foram excluídos. Finalmente, para o desenvolvimento da pesquisa, foi efetuada uma busca nas bases de dados principais de saúde, LILACS e Scielo, Pubmed e em seguida, foi consultado os termos que serão utilizados para a pesquisa no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Assim, a pesquisa espera oferecer uma base teórica para o desenvolvimento de métodos, instrumentos ou atualização na forma de ajustar os componentes da bicicleta para uma prática mais segura.
Descrição: CAVALCANTE, D. V. D. Ajustes dos componentes da bicicleta e lesões na prática do ciclismo: Revisão de literatura. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20718
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Vinícius Duarte Cavalcante.pdfPDF - Diego Vinícius Duarte Cavalcante945.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.