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dc.contributor.authorBarbosa, Diana Gaudêncio-
dc.date.accessioned2013-09-26T15:36:02Z-
dc.date.available2013-09-26T15:36:02Z-
dc.date.issued2013-09-26-
dc.identifier.otherCDD 801.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2072-
dc.descriptionBarbosa, D. G. A submissão feminina: um olhar á luz da crítica feminina do romance A praça de diamante, de Mercé Rodoreda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade, podemos nos considerar mulheres privilegiadas, pois vivemos em uma era de grandes de avanços, porém não estamos nos referindo a avanços científicos ou tecnológicos, más sim ao avanço da mulher no mundo moderno, avanço conquistado através das lutas realizadas pelo movimento feminista mundialmente. Hoje, encontrar mulheres ocupando importantes cargos no mercado de trabalho é um privilegio pois á alguns séculos atrás a mulher era predestinada a ser esposa, mãe rainha do lar, e se conseguia algum trabalho no âmbito doméstico. Porém, é válido relembrar que, para a mulher alcançar os direitos que hoje usufrui foram necessárias muitas lutas para desconstruir os valores estabelecidos na sociedade patriarcal onde a mulher era simplesmente um ser marginalizado, que não tinha poderes não tinha direito nem mesmo sobre sua vida. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma leitura à luz da teoria feminina no romance A Praça do Diamante, de Mercè Rodoreda focalizando a submissão da personagem Natalia ao seu esposo Quiemet. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nos aspectos crítico e metodológico que trabalham a condição dos estudos culturais, a posição da mulher na literatura e a crítica feminina à luz de Lipovetsky (2000) Branco (1991), Hall (2000), Morgado (1985), Descarries (2002), Valente (2004), Gomes (2008) e Zolin (2005). A análise nos mostra que a personagem Natalia, como parte integrante de uma sociedade em que os padrões patriarcais estão estabelecidos, vivencia um casamento no qual o seu eu social e individual estão praticamente anulados, uma vez que Natalia passa a viver em função de realizar as vontades de Quimet, submetendo se a todas suas vontades sem questionar, apenas aceita e silencia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCrítica Literáriapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleA submissão feminina: um olhar á luz da crítica feminina do romance A praça de diamante, de Mercé Rodoredapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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