Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20733
Título: Atividade física para portadores de doença mental: Relato de experiência
Autor(es): Azevedo, Mizziara Guedes Monteiro de
Palavras-chave: Atividade física
Exercício físico
Saúde mental
Transtornos mentais
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Fazer exercícios contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização. Considerando a atividade física (AF) como uma possibilidade viável de intervenção na melhora da qualidade de vida e prognóstico de indivíduos com transtornos mentais e de comportamento, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a experiência de uma estagiária de educação física na Clínica Psiquiátrica Doutor Maia em Campina Grande, através de um relato de experiência de cunho descritivo e qualitativo, foram utilizadas as abordagens da saúde renovada, dos jogos cooperativos e a socioeducativa. O estágio ocorreu em dois períodos diferentes de 01 de Abril a 30 de Setembro de 2009 como estagiária e de 04 de Outubro de 2010 a 30 de Abril de 2011 como monitora, os internos se mostraram bastante receptivos com as atividades que lhes eram propostas e ao termino do estágio notou-se uma mudança na qualidade de vida dos mesmos que iriam desde se movimentar com mais firmeza até realizar com mais rapidez as atividades de vida diária. A vivência foi bastante gratificante, expandindo o meu aprendizado por meio da materialização de conceitos que são muito abstratos na teoria. Assim, essa experiência foi única não só pela expansão de conteúdo, mas também por conhecer pessoas realmente maravilhosas.
Descrição: AZEVEDO, M. G. M. de. Atividade física para portadores de doença mental: Relato de experiência. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20733
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mizziara Guedes Monteiro de Azevedo.pdfPDF - Mizziara Guedes Monteiro de Azevedo729.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.