Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20734
Título: Discutindo o esporte adaptado a partir da residência pedagógica em Educação Física em uma escola do município de Queimadas – PB
Autor(es): Melo, Leonardo Barbosa de
Palavras-chave: Residência pedagógica
Educação Física
Esporte adaptado
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência que descreve uma vivência particular no programa Residência Pedagógica, com objetivo de relatar o desenvolvimento do conteúdo de Esportes Adaptados no ensino de Educação Física em uma escola pública do município de Queimadas - PB. A intervenção realizada é uma proposta de inovação nas aulas de Educação Física, tendo como objetivo proporcionar um impacto intelectual e social nos alunos que vivenciaram essa proposta, para que através das aulas possam ter novas perspectivas e conceitos sobre inclusão. A prática esportiva é de extrema importância para o ser humano e seu desenvolvimento, através de tais práticas qualquer indivíduo pode ser incluído em um meio social, desenvolva sua qualidade de vida. Com o portador de deficiência física não é diferente, a prática esportiva continua com o mesmo conceito de extrema importância e não se ausenta em seu desenvolvimento físico, mental e social. Sendo assim, mesmo não convivendo com nenhum portador de deficiência durante este relato, fica explicita a partir de tais vivências do esporte adaptado e inclusivo a necessidade do indivíduo do ensino regular a aquisição destes conhecimentos. A experiência ocorreu no período de fevereiro a maio de 2019 e foi possível perceber o avanço intelectual dos alunos quando o assunto é inclusão. Conclui- se que é de fundamental importância que o professor utilize durante as aulas metodologias lúdicas e didático-pedagógicas para valorização das aulas e contribuição do alunado. Esta experiência vivenciada com os esportes adaptados agrega muito valor à formação acadêmica, pois as grandes maiorias dos deficientes físicos não são inclusos nos planejamentos das aulas de Educação Física, onde reflete o despreparo dos professores quando a diferença é imposta ao seu dia a dia, caso os professores de Educação Física tratassem os esportes adaptados como conteúdo mesmo na ausência de um deficiente físico em suas turmas, este já seria um grande passo para a adaptação a trabalhar com as diferenças para o professor e principalmente para os alunos.
Descrição: MELO, L. B. de. Discutindo o esporte adaptado a partir da residência pedagógica em Educação Física em uma escola do município de Queimadas – PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20734
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Barbosa de Melo.pdfPDF - Leonardo Barbosa de Melo595.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.