Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20736
Título: Atividade física regular e manutenção do nível de aptidão física dos policiais militares: Uma breve revisão
Autor(es): Sousa, Wesley Morais de
Palavras-chave: Atividade física
Aptidão física
Policial Militar
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este estudo visa apreciar a importância da prática de atividade física regular para a manutenção da aptidão física do policial militar. É uma pesquisa qualitativa, explicativa que partiu de uma revisão bibliográfica, cujos resultados evidenciam que os policias militares precisam de um bom preparo físico para o cumprimento de suas funções, sendo a aptidão física avaliada no ato de ingresso na função militar e durante os cursos de formação, contudo há uma grande probabilidade de que seja negligenciada posteriormente. A aptidão física é resultado de um preparo, através de atividades físicas planejadas e sistemáticas definidas como exercício físico, que visa o desempenho das capacidades físicas. O exercício físico militar deve ser um trabalho constante, a fim de se conseguir um condicionamento ideal. Devido suas atribuições complexas, ao policial militar é cobrado níveis elevados de aptidão física, tornando-os resistentes à fadiga e sobrecargas de longas durações. Quando o policial militar está apto fisicamente, este consegue realizar suas atividades diárias com eficiência e tem baixo índice de probabilidade de desenvolver doenças ligadas ao estresse e ao sedentarismo, tornando-se de suma importância a pratica de atividade física regular voltada à manutenção da aptidão física para a saúde do policial militar bem como para o desempenho de suas funções. Conclui-se que existem poucas condições oferecidas, em grande parte das instituições policiais militares, para a prática de atividade física. Assim, recomenda-se a adoção obrigatória dessas atividades dentro das instituições policiais, sendo aplicada por profissionais qualificados.
Descrição: SOUSA, W. M. de. Atividade física regular e manutenção do nível de aptidão física dos policiais militares: Uma breve revisão. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20736
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley Morais de Sousa.pdfPDF - Wesley Morais de Sousa396.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.