Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20738
Título: Atividades físicas e benefícios para condromalacia patelar: Relato de experiência
Autor(es): Medeiros, Flávia Rayanne Costa Pereira de
Palavras-chave: Exercício físico
Treinamento de força
Condromalácia patelar
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: A crescente busca por uma qualidade de vida melhor nos dias atuais tem crescido de forma significativa. Os meios de comunicação têm colaborado de forma positiva, mostrando os benefícios da pratica de exercícios físicos. A atividade física vem sendo aplicada como medidas não-farmacológicas, recomendadas para prevenção e tratamento de doenças, a exemplo da Condromálacia Patelar, compreendida como uma doença degenerativa que agride a cartilagem da patela, tornando-a mole. O tratamento da Condromalácia Patelar pode ser feito de forma conservadora, utilizando exercícios físicos para promover o equilíbrio entre as partes do músculo quadríceps e aumentar o tônus muscular, visando melhora dos níveis da produção do liquido sinovial, menor compressão e relaxamento da cartilagem patelar, e diminuição da tensão dos ligamentos parapatelares. O presente trabalho, constituiu- se em um relato de experiência na academia do Parkville Residence Privê, com o principal objetivo de vivenciar atividades relacionadas ao treinamento de força aplicada a indivíduos portadores de Condromalácia Patelar grau 1. Foi possível concluir que, a pratica do Treinamento Resistido, proporciona inúmeros benefícios para os praticantes, devido a difusão de enzimas nociceptivas extra articulares dentro da articulação, menor compressão e relaxamento da cartilagem patelar, diminuição da tensão dos ligamentos parapatelares e produção de endorfinas.
Descrição: MEDEIROS, F. R. C. P. de. Atividades físicas e benefícios para condromalacia patelar: Relato de experiência. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20738
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Rayanne Costa Pereira de Medeiros.pdfPDF - Flávia Rayanne Costa Pereira de Medeiros370 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.