Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2074
Título: O aporte lexical africano na formação do português do Brasil
Autor(es): Santos, Maria Adelúcia dos
Palavras-chave: Língua Africana
Léxico
Língua Portuguesa
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: O presente trabalho pretende analisar o léxico de matriz africana incorporado ao português do Brasil, de modo a perceber as distinções existentes entre esta modalidade de língua e aquela existente em Portugal. De maneira mais específica, procuraremos investigar a relação resultante do contato entre as línguas africanas e o português do Brasil, em termos de influência, semicrioulização, crioulização ou pidginização. Ao mesmo tempo, buscaremos identificar em quais contextos os aportes lexicais de base africana foram integrados à língua que se fala no Brasil. Quanto à metodologia, procedemos à elaboração de um inventário de palavras africanas integradas ao sistema lexical brasileiro, utilizadas pelos falantes em diferentes segmentos culturais da sociedade: religiosidade, culinária, música, vestuário e relações familiares. Percebemos que as línguas africanas contribuíram de forma significativa para a configuração do português em sua modalidade brasileira, influência verificada sobretudo no patrimônio lexical. Para tanto, fundamentamo-nos nas contribuições teóricas de alguns estudiosos que se ocupam da temática, tais como Castro (2001), Bonvivi (2009), Silva (2004), Mendonça (1973) etc.
Descrição: Santos, M. A. dos. O aporte lexical africano na formação do português do Brasil. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2074
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Adelúcia dos Santos.pdfMaria Adelúcia dos Santos535.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.