Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20748
Título: Um estudo da viabilidade econômico financeira na produção de castanha de cajú na agricultura familiar associativa: estudo de caso da Associação Comunitária Duas Serras II - Serra Branca - PB
Autor(es): Bezerra, Damião Eudes
Palavras-chave: Cadeia produtiva
Agricultura familiar
Viabilidade econômica
Data do documento: 16-Fev-2016
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar a viabilidade econômico financeira que os agricultores da Associação Comunitária Duas Serras II obtêm na produção da castanha de caju. A riqueza gerada pela agricultura no Brasil tem contribuído para o desenvolvimento de algumas regiões A cultura da castanha de caju, inserida no cenário agrícola, embora ainda pouco explorada no município de Serra Branca-PB, alcança destaque como atividade alternativa entre os associados da Associação Comunitária das Duas Serras II. Quanto aos procedimentos adotados o presente trabalho mostra-se como um estudo de caso, seguido de um levantamento bibliográfico dos principais autores que abordam o tema referente a cajucultura, os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas com a direção e o acesso às planilhas de compras disponibilizadas pela associação em estudo, e os resultados obtidos foram analisados por meio de planilhas e cálculos feitos através de planilhas eletrônicas-Excel. Nos resultados encontrados observou-se que as despesas de custeio representam entre 33,50% e 44,66%, aproximadamente, do preço de venda praticado pelo agricultor para a beneficiadora. O preço médio de aquisição de um Kg de castanha de caju pela associação foi de R$ 1,78, incluindo todos os fornecedores em análise. Desse modo o presente trabalho constata o modo mais vantajoso para os agricultores venderem e a beneficiadora comprar a produção de castanha de caju nas proximidades da Comunidade Duas Serras.
Descrição: BEZERRA, D. E. Um estudo da viabilidade econômico financeira na produção de castanha de cajú na agricultura familiar associativa: estudo de caso da Associação Comunitária Duas Serra II - Serra Branca - PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20748
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Eudes Bezerra.pdfPDF - Damião Eudes Bezerra862.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.