Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20751
Título: Ajuste fiscal, apropriação do fundo público e as inflexões na seguridade social
Autor(es): Pereira, Rayanne Marques
Palavras-chave: Financeirização do capital
Apropriação do fundo público
Políticas sociais
Seguridade social
Data do documento: 15-Ago-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as contrarreformas da seguridade social do Brasil sob a hegemonia do capital financeiro. Para alcançarmos este fim, procedemos com a apreensão dos fundamentos do capital financeiro e suas implicações para a composição e destinação do fundo público no Brasil, no sentido de entender a relação entre o saque ao fundo público e os ataques aos direitos sociais. Procedemos à análise através do estudo bibliográfico e documental, cuja matriz teórico-metodológica é o materialismo histórico-dialético. Os resultados dos nossos estudos indicam uma determinação geral do padrão de acumulação capitalista rentista e as medidas de contrarreformas – da política social, em geral, e das políticas que compõem a seguridade social, em particular. Portanto, permitem indicar que a política social vem sendo pautada pela política econômica, sofrendo todas as implicações das medidas de ajustes fiscais adotadas pelos governos neoliberais, quando submetem os direitos sociais as exigências do capitalismo rentista, sobretudo na sua atual fase destrutiva, expresso na sua face financeira. Quanto ao orçamento da seguridade social, este vem sendo uma âncora das políticas de ajuste fiscal, servindo para o falso argumento do déficit neste orçamento e a necessidade de contrarreformas nas políticas que compõem este sistema.
Descrição: PEREIRA, R. M. Ajuste fiscal, apropriação do fundo público e as inflexões na seguridade social. 2019. 29f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20751
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Marques Pereira.pdf523.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.