Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20752
Título: Construção do direito à educação para a população negra do Brasil
Autor(es): Nascimento, Tamires Oliveira
Palavras-chave: Educação
População negra
Marco legal
Negro
Data do documento: 14-Ago-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo traz como a história da educação para a população negra no Brasil com o objetivo de fortalecer o debate no serviço sobre as necessidades da população negra frente ao acesso e permanência na escola. Para tanto, objetivamos traçar o percurso histórico vivenciado pela referida população para alcance de conquistas legais no âmbito do direito à educação básica. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica tendo como obras centrais: Bastos (2016); Munanga e Gomes (2006); Campos e Gallinari (2017) que fundamentam a análise do tema proposto, como também realizamos pesquisa de caráter documental na qual destacamos: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDEN), Lei 10.639/03. Nos respaldamos, para tanto, na pesquisa qualitativa quando nos debruçamos na realidade social sem preocupação quantitativa na análise da mesma. A partir desse aparato teórico-metodológico nos levam a compreensão dos fatos históricos e sociais que fomentam a o processo de educação formal para a população negra, se deu e permanece desigual em relação á média da população nacional, não contemplando suas particularidades, embora tenha alcançado significativos avanços legais.
Descrição: NASCIMENTO, T. O. Construção do direito à educação para a população negra do Brasil. 2019. 27f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20752
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires Oliveira Nacimento.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.