Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20756
Título: Análise das demonstrações contábeis como ferramenta no auxílio de investimento: uma análise nas empresas petrolíferas brasileiras nos exercícios de 2016 a 2018
Autor(es): Romão, Kleysson Oliveira
Palavras-chave: Bolsa de Valores B3
Setor de pretróleo
Índice de liquidez
Índice de rentabilidade
Análise das demonstrações contábeis
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar as demonstrações contábeis das empresas listadas na B3 no segmento de petróleo que se pretende investir, através de uma analise fundamentalista microeconômica. O estudo tem como objetivo gera informações para o usuário externo com a contribuição da ferramenta da analise de índices econômico/financeiro auxiliando o investidor na decisão de compra de uma ação. O método utilizado na pesquisa quanto à abordagem caracteriza-se como quantitativa, quanto ao objetivo é um estudo descritivo e quanto aos procedimentos como um estudo comparativo. Foram analisadas oito empresas listadas na B3 no segmento de petróleo, subsetor refino e distribuição e sua evolução durante os anos de 2016 a 2018. Os índices financeiros das empresas tiveram alto nível de liquidez como a companhia QGEP3, quanto à situação econômica, poucas empresas se destacam, com ROE numa media de 20%, margem liquida e margem EBITDA mínimas e mostrando prejuízo como RPMG3 e DMMO3, os índices da bolsa (bursáteis), há empresas que não divulgaram seus resultados no período estudado como a companhia BRDT3 e PRIO3 e as demais mostrando alto P/L e baixo DY (Dividend Yield) com exceção da companhia QGEP3. A partir dos índices pode-se sugerir como indicação de compra as ações da empresa QGEP3, pois, apresenta alto índice de liquidez com folga para saldar seus compromissos de curto e longo prazo, uma evolução econômica durante o período analisado e crescimento continuo em seus índices bursáteis.
Descrição: Romão, K. O. Análise das demonstrações contábeis como ferramenta no auxílio de investimento: uma análise nas empresas petrolíferas brasileiras nos exercícios de 2016 a 2018. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20756
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleysson Oliveira Romão.pdfPDF - Kleysson Oliveira Romão1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.