Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20762
Título: Percepção dos agropecuaristas do município de Monteiro/PB acerca do controle de custos como ferramenta de gestão
Autor(es): Sá, Daniel Alves de Sousa
Palavras-chave: Agropecuária
Atividade rural
Atividade pecuária
Agronegócio
Custos na agropecuária
Data do documento: 20-Set-2019
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos agropecuaristas do município de Monteiro-PB acerca da utilização do controle de custos como ferramenta de gestão. A metodologia utilizada para atingir o objetivo proposto foi à pesquisa de natureza descritiva e a de campo para coleta de dados, onde foi aplicado o questionário que teve a finalidade de identificar quais as ferramentas de custos são utilizadas ou não nas atividades do campo, bem como se há controle desses custos na geração de informação e conhecimento da situação financeira. Diante aos resultados apresentados observou-se que a maioria das propriedades são caracterizadas por ser de pequeno porte e que mais de 50% das entidades não tem conhecimento do faturamento anual de suas atividades. De modo geral percebeu-se que há certo desinteresse na separação dos custos de produção daqueles pessoais o que pode gerar desconhecimento dos verdadeiros resultados e entre os que costumam separar, realizam simples registros dos fatos ocorridos por meio de anotações em caderno e planilhas do Excel. Outro ponto importante é que a principal razão da maioria não controlar esses gastos decorre em função da falta de conhecimento técnico e por pensar não ser necessário devido não ter retorno no negócio, mas também como ponto positivo evidenciam ser importante o controle para acompanhar o desempenho econômico financeiro.
Descrição: SÁ, D. A. S. Percepção dos agropecuaristas do município de Monteiro/PB acerca do controle de custos como ferramenta de gestão. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20762
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Alves de Sousa Sá.pdfPDF - Daniel Alves de Sousa Sá1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.