Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20777
Título: Abordagem teórica da obtenção de dióxido de titânio rutilo por cloreto e suas aplicações na indústria de pigmentos
Autor(es): Sousa, Mary Kennedya Macêdo
Palavras-chave: Tintas
Pigmentos
Dióxido de titânio
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: As tintas são aplicadas nas mais diversas superfícies, visando tanto à proteção da superfície a ser aplicada, quanto adornar ambientes. Dentre seus constituintes podem-se encontrar solventes, resinas, pigmentos e aditivos. Este trabalho aborda a principal forma de obtenção do pigmento de dióxido de titânio rutilo, sendo obtido através do processo cloreto. O objeto de estudo desse trabalho, trata-se de um pigmento inorgânico, considerado o pigmento branco de maior importância e mais utilizado na fabricação de tintas. O TiO2 apresenta elevado índice de refração, alto poder opacificante, melhor durabilidade e estabilidade. Para este trabalho foi abordado o processo por cloreto, onde o investimento para instalação dessa planta industrial é elevada, embora demande de menor mão de obra. Com isso pode-se verificar que além da aplicação como pigmento, o dióxido de titânio pode ser utilizado em indústrias de plásticos, papel, borracha, creme dental, cosméticos, apresentando assim a importância desse tipo de pigmento para diversas áreas.
Descrição: SOUSA, M. K. M. Abordagem teórica da obtenção de dióxido de titânio rutilo por cloreto e suas aplicações na indústria de pigmentos. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20777
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mary Kennedya Macêdo Sousa.pdfPDF - Mary Kennedya Macêdo Sousa469.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.