Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20779
Título: Aplicação da espectroscopia NIR para a determinação de polifenóis totais em pólen de abelha produzido na província de Buenos Aires – Argentina
Autor(es): Nóbrega, Rossana Oliveira da
Palavras-chave: Espectroscopia
Pólen de abelha
Quimiometria
Polifenóis totais
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O pólen de abelha é considerado um importante suplemento alimentar por conter características terapêuticas e nutricionais, que entre seus principais constituintes estão os polifenóis totais que podem atuar como potentes antioxidantes, prevenindo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Desta forma, a fim de estimar a qualidade do pólen de abelha as análises de referência são utilizadas e, em algumas delas, são demoradas e trabalhosas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi utilizar uma metodologia alternativa, a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIR), para determinar teores de polifenóis totais em pólen de abelha da região do sudoeste de Buenos Aires associado à ferramenta quimiométrica de calibração multivariada, Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS), empregando diferentes técnicas de pré-processamento (SNV, MSC e Suavização Savitzky- Golay) utilizando o software The Unscrambler 9.7. O modelo PLS foi construído com 77 amostras, divididas em conjunto de calibração (57 amostras) e conjunto de predição (20 amostras) com o auxílio do algoritmo Kennard-Stone (KS). Obteve-se o melhor modelo com combinação do pré- processamento SNV, visto que, em geral houve uma diminuição do RMSEC e RMSEP, e uma maximização do R^2 pred e com baixo erro relativo, quando comparados com a abordagem do PLS espectros brutos. Assim, pode-se concluir que a metodologia proposta é uma ferramenta analítica promissora para o monitoramento da qualidade do pólen de abelha analisado quanto aos teores de polifenóis totais.
Descrição: NÓBREGA, R. O. da. Aplicação da espectroscopia NIR para a determinação de polifenóis totais em pólen de abelha produzido na província de Buenos Aires – Argentina. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20779
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rossana Oliveira da Nóbrega.pdfPDF - Rossana Oliveira da Nóbrega1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.