Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20780
Título: Estudo do desempenho de membrana cerâmica em termos de índice de densidade de sedimentos, cor e turbidez para uma solução bentonítica
Autor(es): Leite Filho, Ronaldo Augusto
Palavras-chave: Bentonita
Membrana cerâmica
Índice de Densidade de Sedimentos
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Neste trabalho, realizou-se um estudo com um sistema membrana cerâmica visando avaliar a remoção/redução de turbidez, cor e avaliar o Índice de Densidade de Sedimentos (IDS) utilizando membranas cerâmicas como meio filtrante de incrustações contida na água em estudo (água do abastecimento público de Campina Grande – PB com adição de bentonita). As membranas cerâmicas foram fabricadas com matéria prima natural regional no Laboratório de Membrana Cerâmica – LABCEM juntamente com o Laboratório de Referência em Dessalinização – LABDES, ambos estabelecidos na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. As análises físico-químicas realizadas foram: turbidez, cor, condutividade e pH, e o IDS. Os resultados evidenciam a eficiência do sistema membrana cerâmica na remoção da cor e na redução da turbidez. Já para o IDS, houve uma diminuição nos primeiros 10 minutos de experimento, todavia para os 30 minutos de experimento, houve um aumento do índice de incrustações encontrando-se fora da faixa do limite aceitável (<3), justificado pelo fato de ter ocorrido a passagem de partículas de bentonita pelo os poros das membranas, por elas possuírem diâmetro menores que o diâmetro dos poros da membrana.
Descrição: LEITE FILHO, R. A. Estudo do desempenho de membrana cerâmica em termos de índice de densidade de sedimentos, cor e turbidez para uma solução bentonítica. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20780
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Augusto Leite Filho.pdfPDF - Ronaldo Augusto Leite Filho814.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.