Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20782
Título: Abordando o aleitamento materno exclusivo nas consultas de pré-natal: Relato de experiência no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI)
Autor(es): Melo, Tatielly Vicente de
Palavras-chave: Aleitamento materno
Pré-natal
Práticas de Enfermagem
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Introdução: O aleitamento materno é uma prática que traz inúmeras vantagens para a mãe e o bebê. O leite materno supre todas as necessidades do recém-nascido durante os seis primeiros meses de vida. Mas para que haja efetividade nesse processo, percebe-se a necessidade da abordagem sobre o assunto em todas as consultas de pré-natal, todas as orientações necessárias devem ser dadas e reforçadas, a fim de esclarecer as dúvidas relacionadas as vantagens dessa prática. Objetivo: Descrever as ações desenvolvidas por uma acadêmica de enfermagem relacionadas as orientações ofertadas no pré-natal, acerca da importância e das vantagens do aleitamento materno exclusivo. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir de ações executadas em uma unidade de atenção primária a saúde, durante as consultas de pré-natal. O estágio foi realizado na cidade de Puxinanã- PB no período de 15 de abril á 03 de maio de 2019. Relato de experiência: Todas as ações necessárias para efetivação do serviço na atenção primária foram realizadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família. As ações educativas incluíram palestra acerca da alimentação saudável para as gestantes, orientação sobre como agir frente às emergências neonatais, além de esclarecimentos sobre o aleitamento materno exclusivo, destacando a importância deste para o desenvolvimento da criança. Considerações Finais: Foi possível perceber a importância da equipe multidisciplinar no atendimento pré-natal, principalmente da equipe de enfermagem, no auxílio as gestantes, no que se refere ao despreparo e insegurança delas, acolhendo, orientando, escutando e fazendo com que elas se sentissem mais à vontade para esclarecer suas dúvidas. A realização de palestras durante o ciclo gravídico-puerperal, é muito importante, mas é no pré-natal que a gestante deve ser orientada a fundo sobre todas as mudanças fisiológicas, sobre as intercorrências que podem ocorrer durante a gestação e o parto, para assim, garantir o sucesso da amamentação.
Descrição: MELO, T. V. de. Abordando o aleitamento materno exclusivo nas consultas de pré-natal: Relato de experiência no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI). 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20782
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatielly Vicente de Melo.pdfPDF - Tatielly Vicente de Melo368.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.