Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20783
Título: Atuação do enfermeiro no Programa Hiperdia: Relato de experiência
Autor(es): Silva, Renata Priscila Dionízio da
Palavras-chave: Enfermagem
Atuação do enfermeiro
Hipertensão
Diabetes mellitus
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabete Mellitus (DM) são patologias crônicas que atingem boa parte da população brasileira e potencializa o desenvolvimento de várias doenças de ordem multifatorial, que têm como consequência a morte. Devido ao grande crescimento dessas patologias, no ano de 2000, o Ministério da Saúde criou o programa Hiperdia, que atua na promoção, proteção e prevenção das doenças através da educação do indivíduo e o autocuidado. Objetivo Geral: Relatar a experiência de estágio, de uma acadêmica de enfermagem, com destaque para a atuação do enfermeiro nas atividades e ações desenvolvidas no Hiperdia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, embasado em atividades realizadas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), implantado pela resolução do CONSEPE/UEPB 07/94, como um componente do último período dos cursos da área de saúde, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado no município de Frei Martinho-PB, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro de 2016. Este relato aborda a atuação do profissional de enfermagem no programa Hiperdia, com maior ênfase nas consultas e atividades de triagem. As atividades de estágio foram desenvolvidas na Unidade Mista de Saúde e Unidade Básica de Saúde do município. Relato das Atividades: As atividades com os usuários, relacionadas ao programa Hiperdia, foram desenvolvidas durante uma semana, através de sala de espera, onde abordamos temas sobre a caracterização das doenças, autocuidado, causas e consequências, atividades educacionais e consultas individualizadas. Conclusão: Pode-se observar tamanha relevância na presença e atuação do profissional de enfermagem para melhor resposta e resultado a conscientização e adesão da terapêutica, tendo em vista que o enfermeiro não é apenas um cuidador, mas também um educador.
Descrição: SILVA, R. P. D. da. Atuação do enfermeiro no Programa Hiperdia: Relato de experiência. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20783
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Priscila Dionízio da Silva.pdfPDF - Renata Priscila Dionízio da Silva366.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.