Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20784
Título: Consumo de substâncias psicoativas por gestantes
Autor(es): Cordeiro, Laiani Passos
Palavras-chave: Substâncias psicoativas
Gestação
Complicações obstétricas
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: A utilização do álcool e outras drogas é considerada como preocupante questão de saúde pública mundial, tornando-se mais crítica quando em relação as gestantes usuárias de tais substâncias. O presente estudo dispôs-se a investigar a prevalência de gestantes que utilizaram tais substâncias e foram atendidas em uma maternidade pública. Utilizou-se abordagem quantitativo, transversal e, fonte de dados documental, realizada no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), no período de outubro a dezembro de 2017. Foram analisados 2.440 prontuários de gestantes internadas no setor do Alto Risco de janeiro a dezembro do ano 2016, por meio de Formulário elaborado pela pesquisadora com base nas fichas do atendimento do ISEA, desta maneira, compilando informações dos prontuários. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE: 76272917.4.0000.5187). O tabaco foi a substância psicoativa de maior prevalência de uso entre lícitas e ilícitas, 32 (64,00%) sujeitos declararam consumi -la, seguida do álcool 13 (26,00%) informaram usa-lá. No presente estudo ficou evidenciado a associação de escolaridade baixa e, situação conjugal, ser solteira, ao consumo de substâncias psicoativas de fácil acesso, tabaco e o álcool. Neste estudo, observou-se grande número de informações não tomadas a termo, cuja motivação não se pôde percorrer, se omissão das mulheres ou desatenção dos profissionais ao questionar o uso de drogas no pré-natal ou na instituição, superlotação do serviço. A presente pesquisa contribuiu para melhor compreensão do tema, situações associadas ao consumo de substâncias psicoativas por gestantes e consequências para saúde pública.
Descrição: CORDEIRO, L. P. Consumo de substâncias psicoativas por gestantes. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20784
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laiani Passos Cordeiro.pdfPDF - Laiani Passos Cordeiro767.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.