Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20787
Título: Conhecimento e utilização do Protocolo de Prevenção do Câncer de Mama por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família
Autor(es): Nóbrega, Wilma Alves
Palavras-chave: Câncer de mama
Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família - ESF
Programas de rastreamento
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres no Brasil, porém seu diagnóstico precoce reduz os riscos e aumenta as chances de recuperação do paciente. As Unidades Básicas de Saúde da Família são de fundamental importância nesse processo. Ne sse sentido, objetivou-se analisar o conhecimento e uso dos protocolos para a prevenção de câncer de mama por enfermeiros da ESF e identificar possíveis facilidades e/ou dificuldades apontadas pelos enfermeiros na implementação dos protocolos no serviço de AB. Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruradas aplicadas a 39 enfermeiros das unidades básicas de saúde da família. Os resultados revelam que em todas as situações analisadas há enfermeiros que realizam e outros que não realizam as ações previstas nos Protocolos de Saúde das Mulheres em relação à prevenção do Câncer de Mama. Apresentam como facilidade: o conhecimento prévio das mulheres, o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e o rápido acesso à mamografia. Como dificuldades: demora nos resultados dos exames, falta de insumos e resistência das mulheres. Conclui -se que há necessidade de melhor estruturação dos serviços para a realização da prevenção do câncer de mama e de capacitação permanente dos profissionais de saúde desses serviços.
Descrição: NÓBREGA, W. A. Conhecimento e utilização do Protocolo de Prevenção do Câncer de Mama por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20787
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilma Alves Nóbrega.pdfPDF - Wilma Alves Nóbrega453.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.