Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20789
Título: A satisfação do usuário no contexto do Programa da Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica em municípios paraibanos
Autor(es): Ferreira, Vitória Helena Sales
Palavras-chave: Satisfação do usuário
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Introdução: No Brasil, a Atenção Primária à Saúde é organizada como porta de entrada preferencial da rede de saúde. A avaliação do usuário é indispensável à eficiência das políticas, programas e serviços de saúde. Objetivo: Verificar a associação entre a satisfação com cuidado e as características sociodemográficas de usuários na Paraíba. Metodologia: Estudo transversal realizado em municípios da Paraíba. Utilizaram-se dados do banco da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade realizada no Brasil em 2013. Participaram 4892 usuários das equipes da atenção básica. Incluíram-se variáveis sociodemográficas e de satisfação do usuário. Utilizou-se o teste Qui-quadrado e regressão de Poisson. Resultados: As variáveis sociodemográficas relacionadas à satisfação foram: sexo masculino (mudança de equipe de saúde/unidade de saúde 82,7%; cuidado recebido pelo usuário 79,4%; cuidado recebido pelos familiares 78,8%), faixa etária 60 a 89 anos (mudança de equipe de saúde/unidade de saúde 85,6%; cuidado recebido pelo usuário 83,7%; cuidado recebido pelos familiares 83,4%), baixa escolaridade (disponibilidade de medicamentos 57,1%; mudança de equipe de saúde/unidade de saúde 80,8%; cuidado recebido pelo usuário 79,7%; cuidado recebido pelos familiares 78,9%), não beneficiários do bolsa família (mudança de equipe de saúde/unidade de saúde 81,2%; cuidado recebido pelo usuário 79,3%; cuidado recebido pelos familiares 78,2%), macrorregião de residência Patos (disponibilidade de medicamentos 67,8%; cuidado recebido pelo usuário 84%), Sousa (mudança de equipe de saúde/unidade de saúde 87,2%) e Campina Grande (cuidado recebido pelos familiares 82,3%). Há diferença entre macrorregiões de saúde e a satisfação do usuário com o cuidado.
Descrição: FERREIRA, V. H. S. A satisfação do usuário no contexto do Programa da Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica em municípios paraibanos. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20789
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória Helena Sales Ferreira.pdfPDF - Vitória Helena Sales Ferreira561.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.