Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20790
Título: Diagnósticos de enfermagem entre idosos atendidos em uma clínica escola: Parâmetros essenciais em condutas de saúde
Autor(es): Oliveira, Marília Gabriela de
Palavras-chave: Processo de enfermagem
Saúde do idoso
Gerontologia
Envelhecimento saudável
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Introdução: A avaliação da saúde da pessoa idosa pauta-se na prevenção de agravos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e postergação de incapacidades que levam ao declínio funcional. A Enfermagem Gerontológica tem surgido como uma área especializada da profissão, que busca dentro de uma equipe de saúde, abordar tanto os fenômenos que a enfermagem precisa resolver diante das queixas do grupo etário, quanto realizar a avaliação multidimensional em saúde. Objetivo: Realizar a avaliação funcional da pessoa idosa baseada no Processo de Enfermagem, utilizando escalas validadas pela gerontologia, com foco na descrição de diagnósticos de ) enfermagem utilizando a Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 2015. Metodologia: O estudo foi do tipo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com um grupo de idosos atendidos na Clínica Escola de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no município de Campina Grande, PB, no período de setembro a dezembro do ano de 2017. Resultados: Os resultados evidenciaram a execução da consulta de enfermagem, em que foram elencados diagnósticos positivos e negativos, levando em consideração a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa em Associação à Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, que permitiram avaliar as condições de autonomia e independência frente às necessidades básicas da pessoa idosa atendida em ambulatório clinico. Conclusão: Conclui-se que, quando um processo sistemático de cuidar é utilizado, há possibilidades de se perceber os indicadores empíricos que a enfermagem precisa para atuar nas necessidades mais básicas de sua clientela específica, que no presente estudo, foi a população idosa.
Descrição: M. G. de. Diagnósticos de enfermagem entre idosos atendidos em uma clínica escola: Parâmetros essenciais em condutas de saúde. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20790
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Gabriela de Oliveira.pdfPDF - Marília Gabriela de Oliveira1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.