Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20796
Título: Mapeamento e análise de normas de usabilidade para interface homem computador
Autor(es): Barbosa, Rodrigo Andrade
Palavras-chave: Usabilidade
Dispositivos médicos
Usabilidade - Padronização
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é elaborar um mapeamento sobre as normas de usabilidade de equipamentos médicos e realizar uma análise destas normas com o propósito de nortear o pesquisador a quais normas devem ser iniciadas para a sua aquisição, quais as dependências entre estas normas e informar quais as normas que não devem ser adquiridas. Este trabalho foi realizado a partir de levantamento de dados disponibilizados pelo catálogo da ABNT e o mapeamento realizado pelo software CMAPTOOLS, realizando uma categorização destas normas, e diante da análise destas normas, foi feito uma proposta de melhor custo-benefício na obtenção destas normas de usabilidade. O trabalho especifica todas as normas relacionadas à equipamentos médicos com base na norma ABNT NBR IEC 62366:2010 e suas dependências, gerando um mapeamento destas normas e diante da análise deste mapeamento, foi proposto o melhor custo-benefício na obtenção destas normas de usabilidade categorizados em quatro tópicos, que são: normas importantes de necessidade imediata; normas secundárias; normas opcionais e normas que não são necessárias. Informando o valor da norma individualmente e o valor total a ser investido. Diante da análise, a extração dos dados informados pelo site da ABNT foi realizada com êxito, fornecendo com detalhes ao pesquisador, um norteamento mais específico das normas de usabilidade de equipamentos médicos.
Descrição: BARBOSA, R. A. Mapeamento e análise de normas de usabilidade para interface homem computador. 2019. 140f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20796
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Andrade Barbosa.pdfPDF - Rodrigo Andrade Barbosa1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.