Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20821
Título: Percepção ambiental dos moradores do distrito de Riacho Fundo, Barra de São Miguel-PB, na perspectiva dos resíduos sólidos
Autor(es): Bomfim, Ana Maria Truta do
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Impactos ambientais
Percepção ambiental
Geografia
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: Nos dias atuais, a geração de resíduos sólidos evidencia-se como um problema de graves proporções, por causa da grande quantidade produzida diariamente e da potencialidade do lixo em se transformar em foco de doenças, de contaminação do solo, ar e águas, sendo, portanto, cada vez mais importante um olhar mais crítico, pois as questões ambientais possibilitam a motivação das iniciativas de variados setores da sociedade para elaboração de atividades, projetos e congêneres, no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais, a fim de mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos moradores do distrito de Riacho Fundo, Barra de São Miguel-PB, na perspectiva dos resíduos sólidos. E, também, identificar onde e como eram depositados os resíduos sólidos e verificar qual a percepção ambiental da população local em relação aos problemas causados pelos resíduos. O estudo em pauta teve uma abordagem exploratória-descritiva. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e entrevistas, elaborados com base nos pressupostos teóricos sobre o tema de estudo. Os resultados constataram que 88% dos resíduos domésticos produzidos no distrito pesquisado não recebe a destinação correta de acordo com normas básicas de prevenção à poluição ambiental. Constatou-se, também, que 96% da população pesquisada não recebe orientações sobre a forma de tratamento adequado a ser dado aos resíduos gerados e também não é incentivada para tais ações. Pode-se concluir que as políticas de educação ambiental parecem não serem consideradas pelo Poder Público, pois observou-se que o mesmo ainda não dispõe de um plano municipal de resíduos sólidos.
Descrição: BOMFIM, A. M. T. do. Percepção ambiental dos moradores do distrito de Riacho Fundo, Barra de São Miguel-PB, na perspectiva dos resíduos sólidos. 2014. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20821
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA MARIA TRUTA DO BOMFIM.pdf2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.