Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20831
Título: Mobilidade social e modificações no espaço urbano: a composição do mundo social da “nova classe media” em Campina Grande – PB
Autor(es): Almeida, Diego Rocha Guedes de
Palavras-chave: História - Classe Média
Sociologia - Mudança Social
Espaço Urbano - Campina Grande/PB
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Nas últimas décadas, tem se desenvolvido uma perspectiva sobre as classes, fortemente influenciada pelo trabalho de Pierre Bourdieu, em que o escopo da análise tem sido ampliado de modo a incorporar efeitos diferenciados de padrões educacionais, gostos e estilos de vida, relações de vizinhança, dimensões emocionais e afetivas da vida social, entre outros aspectos, nas vivências de classe, aliada a perspectiva de Roger Chartier de representação. É a partir desse enfoque que pretendo nesse artigo, problematizar a constituição no Brasil do que se tem chamado de “a nova classe média” junto à uma análise do contingente populacional que experimentou forte mobilidade ascendente nos últimos dez anos. As trajetórias de mobilidade social, os universos simbólicos, os projetos de vida, as práticas de consumo e as perspectivas de acúmulo de capital cultural como parte das vivências de classe entre famílias residentes no bairro do Cruzeiro, na cidade de Campina Grande (PB),como amostra representativa de indivíduos que ascenderam à classe C nos últimos anos.
Descrição: ALMEIDA, D. R. G. de. Mobilidade social e modificações no espaço urbano: a composição do mundo social da “nova classe media” em Campina Grande – PB. 2012. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20831
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIEGO ROCHA GUEDES DE ALMEIDA.pdf193.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.