Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20835
Título: Uma leitura filosófica da educação homérica
Autor(es): Freitas, Lucimery Barboza
Palavras-chave: Areté
Educação homérica
Homero
Mito
Data do documento: 11-Mar-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar “Uma leitura filosófica da Educação Homérica”, visto que é com Homero que se institui o processo de formação do indivíduo e da cidade no período Antigo. Homero em a Ilíada e a Odisseia nos apresenta e nos convida a refletir sobre o papel da areté na polis, visando formar uma cidade nobre que deveria ser, consequentemente, guerreira. Com Homero o Mito é a base para a formação de um povo nobre e para a construção da cidade valente, honrosa e vitoriosa. Como fonte metodológica dividimos esse trabalho em duas seções, sendo a primeira intitulada de “Reflexões sobre o sentido do Mito”, e, a segunda chamada “A Educação para a Virtude em Homero”. Neste trabalho apresentamos que o mito é um aspecto predominante das culturas que possuem a tradição oral como fundamento das suas origens. E que nesses modelos de cultura se fazia necessário que a polis viesse a se tornar guerreira, devendo aspirar à vitória na guerra. Logo, vencer o inimigo simbolizava a excelência, a imponência e a demonstração da eficácia do processo formativo daquele povo, eram defensores de si e da sua cidade, como fizera Homero nas obras, a saber, na Ilíada e na Odisseia.
Descrição: FREITAS, L. B. Uma leitura filosófica da educação homérica. 2019. 23 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20835
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCIMERY BARBOZA FREITAS.pdf591.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.