Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Juliana Simplício-
dc.date.accessioned2019-09-20T21:56:10Z-
dc.date.available2019-09-20T21:56:10Z-
dc.date.issued2017-08-15-
dc.identifier.otherCDD 374. 012 4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20836-
dc.descriptionSILVA, J. S. Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014). 2017. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA região Nordeste concentra grande parte dos brasileiros que não possuem domínio da leitura e da escrita, A Paraíba concentra uma taxa de 42,34% de analfabetismo, superando a média brasileira que é de 24,36%. Diante de tal estatística, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu um programa de extensão intitulado: Educação, Leitura e Arte: por um diálogo entre a cultura popular e a universidade, no qual alguns discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, através da alfabetização, de atividades coletivas de leitura, atuaram no sentido de levar os sujeitos participantes a inserir-se no processo organizacional da sociedade como atores sociais responsáveis para o pleno exercício da cidadania. A partir disso, o objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma experiência vivenciada com o propósito de alfabetizar um grupo composto por treze jovens e adultos residentes da Vila dos Teimosos, situada na região oeste de Campina Grande, ás margens do Açude de Bodocongó. A proposta pedagógica empreendida segue as orientações de alguns teóricos, sendo Paulo Freire (1998) o mais importante, para ele o conceito de alfabetização está associado à leitura de mundo, já que linguagem está atrelada a realidade. Acreditando que é fundamental alfabetizar letrando, de modo que a educação, aqui, privilegiada busca ensinar a ler e a escrever para que o sujeito se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, incorporando leitura e escrita às práticas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPolíticas Sociaispt_BR
dc.titleAlfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JULIANA SIMPLÍCIO SILVA.pdf616.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.