Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juliana Simplício | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T21:56:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T21:56:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 374. 012 4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20836 | - |
dc.description | SILVA, J. S. Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014). 2017. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A região Nordeste concentra grande parte dos brasileiros que não possuem domínio da leitura e da escrita, A Paraíba concentra uma taxa de 42,34% de analfabetismo, superando a média brasileira que é de 24,36%. Diante de tal estatística, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu um programa de extensão intitulado: Educação, Leitura e Arte: por um diálogo entre a cultura popular e a universidade, no qual alguns discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, através da alfabetização, de atividades coletivas de leitura, atuaram no sentido de levar os sujeitos participantes a inserir-se no processo organizacional da sociedade como atores sociais responsáveis para o pleno exercício da cidadania. A partir disso, o objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma experiência vivenciada com o propósito de alfabetizar um grupo composto por treze jovens e adultos residentes da Vila dos Teimosos, situada na região oeste de Campina Grande, ás margens do Açude de Bodocongó. A proposta pedagógica empreendida segue as orientações de alguns teóricos, sendo Paulo Freire (1998) o mais importante, para ele o conceito de alfabetização está associado à leitura de mundo, já que linguagem está atrelada a realidade. Acreditando que é fundamental alfabetizar letrando, de modo que a educação, aqui, privilegiada busca ensinar a ler e a escrever para que o sujeito se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, incorporando leitura e escrita às práticas sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Políticas Sociais | pt_BR |
dc.title | Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JULIANA SIMPLÍCIO SILVA.pdf | 616.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.