Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20837
Título: A representação social e política do Coronel José Pereira e de João Pessoa como "herói" e "anti-herói" na primeira república paraibana (1889-1930)
Autor(es): Maia, Joelder Santos
Palavras-chave: História oral
Coronel José Pereira
Revolta de Princesa
Revolução de 1930
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: O presente estudo pretende analisar a relação social e política do Coronel José Pereira e de João Pessoa como “herói” e “anti-herói” no cenário paraibano na primeira República (1889-1930), as circunstâncias que ocasionaram a Revolta de Princesa e a deflagração da “Revolução de 1930”. Objetiva-se ainda verificar como era o papel de José Pereira junto ao povo princesense e paraibano; identificar como era a relação de José Pereira e João Pessoa; compreender os motivos que levaram ao embate entre eles; entender os fatores que contribuíram para tal embate e a “Revolução de 1930”, além de perceber como se deu a construção da memória em relação às trajetórias dos discursos vigentes na época em que o trabalho está sendo desenvolvido. As metodologias que serão utilizadas para atingir os objetivos propostos são a pesquisa bibliográfica, documental, teórica, História Oral, entre outras, que tornarão possível a investigação do tema proposto. Este trabalho tem o intuito de buscar amplos resultados, mas o principal será mostrar os diversos lados do Coronel José Pereira, ou seja, apresentar como era sua relação com os paraibanos e sua influência além das fronteiras municipais e estaduais. Com base no estudo da figura de José Pereira, poderemos compreender melhor este homem que teve muita influência na Paraíba. Ao estudarmos mais acerca de um personagem que teve muita relevância na política municipal e estadual paraibana, podemos, com o desenvolvimento desta análise, avançar o olhar do conhecimento em relação a muitos fatos sobre os quais nunca ou pouco se falou a respeito de José Pereira. Assim, a contribuição será socializar como foi à relação social, política e econômica dele para com o povo paraibano, e, dessa forma, aprender mais sobre este homem, o Coronel José Pereira, de Princesa.
Descrição: MAIA, J. S. A representação social e política do Coronel José Pereira e de João Pessoa como "herói" e "anti-herói" na primeira república paraibana (1889-1930). 2017. 139 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20837
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOELDER SANTOS MAIA.pdf4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.