Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20842
Título: Fatores de risco para doenças cardiovasculares em militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Campina Grande – PB
Autor(es): Martins, Windson Feliphe Alves
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Risco cardiovascular
Policiais militares
Data do documento: 31-Mai-2019
Resumo: Dentre as principais causas morte no Brasil e no mundo encontram-se as patologias relacionadas ao coração, estando diretamente ligadas aos hábitos adquiridos e utilizados durante a vida como sedentarismo, estresse, má alimentação e a presença de outras enfermidades ou doenças que corroboram para o agravamento da qualidade profissional dos policiais militares. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a prevalência de doenças cardiovasculares nos policiais militares do Segundo Batalhão de Policia Militar em Campina Grande-PB, visando determinar a ocorrência de doenças e outras patologias frequentes que não somente as cardiovasculares e relacioná-las com as atividades exercidas, analisando a relação entre o modo como os policiais conduzem sua jornada policial e o aparecimento de eventos ou patologias cardiovasculares. A coleta de dados foi do tipo documental e obtida nos arquivos na forma de prontuários do Laboratório de Análises Clínicas da própria unidade militar. Com relação à prevalência de patologias diversas foi observado que a hipertensão arterial esteve presente em 45,2% da população estudada, estando a glicemia de jejum elevada em 23% dos policiais, o colesterol total verificou-se aumentado em 37% da amostra analisada e os triglicérides aumentados em 44,85% dos militares sendo estas as dosagens bioquímicas que tiveram maiores alterações. Dessa forma, conclui-se que os resultados apresentados poderão ser úteis no direcionamento e otimização de ações voltadas para a prevenção e/ou recuperação da saúde dos policiais militares.
Descrição: MARTINS, W. F. A. Fatores de risco para doenças cardiovasculares em militares do 2º batalhão de polícia militar em Campina Grande – PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20842
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Windson Feliphe Alves Martins.pdfPDF - Windson Feliphe Alves Martins799.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.