Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20843
Título: Perfil dos medicamentos utilizados por idosos hipertensos de uma universidade da terceira idade
Autor(es): Paulino, Jamilly Keilla Barbosa
Palavras-chave: Farmacoterapia
Terapia medicamentosa
Hipertensão
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: A hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada um grave problema de saúde pública, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Na maioria dos casos, verifica-se ser uma doença assintomática, silenciosa, o que leva a dificuldade no diagnóstico da doença e à não adesão ao tratamento, sendo considerada também importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças renais, cerebrais e cardiovasculares, sendo essa última responsável por cerca de 250.000 mortes. A HAS pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, porém, a população idosa mostra-se a mais atingida pela doença. Trata-se de uma doença crônica não transmissível e por isso se faz necessário um tratamento efetivo para o controle da Pressão Arterial (PA). O tratamento pode ser medicamentoso ou não medicamentoso podendo ser, de preferência, usados em conjunto. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a terapia farmacológica de idosos portadores de HAS que são alunos de uma Universidade Aberta à Maturidade. É um trabalho do tipo documental, descritivo e com abordagem qualiquantitativas. Na amostra composta por 50 pacientes, verificou-se uma prevalência feminina de 76%. Quanto ao tipo de tratamento a politerapia apresentou índice de 54% e o Losartana da classe dos Bloqueadores dos receptores AT¹ da Angiotensina II com 33% da amostra, foi o medicamento mais prescrito. As associações mais encontradas foram entre dois medicamentos, apresentando 57% e mais precisamente entre as classes dos Bloqueadores dos Receptores AT¹ da Angiotensina II com Bloqueadores dos Canais de Cálcio. Em relação ao controle da PA verificou-se que 76% de toda a amostra estavam com níveis pressóricos considerados normais. Com isso o trabalho mostra como o tratamento medicamentoso pode ser efetivo se utilizado de maneira correta, tendo em vista todos os critérios para uso de mais de um medicamento para tratar a mesma patologia, visando sempre o uso racional de medicamentos a importância da atenção farmacêutica.
Descrição: PAULINO, J. K. B. Perfil dos medicamentos utilizados por idosos hipertensos de uma universidade da terceira idade. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20843
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamilly Keilla Barbosa Paulino.pdfPDF - Jamilly Keilla Barbosa Paulino568.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.