Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20844
Título: Avaliação do perfil farmacoterapêutico e da adesão a terapia de pacientes assistidos pelo Hiperdia
Autor(es): Vieira, Maria Luisa de Sá
Palavras-chave: Cuidado farmacêutico
Farmacoterapia
Hipertensão arterial sistêmica
Diabetes mellitus
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: O cuidado farmacêutico ao usuário é composto por quatro etapas: a coleta e organização dos dados do usuário; a avaliação e identificação de problemas relacionados à farmacoter apia; a pactuação de um plano de cuidado com o usuário e o seguimento individual do usuário quando necessário. Na prática do cuidado farmacêutico uma das atividades que devem ser avaliadas é a adesão e a tendência de adesão a terapia. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil farmacoterapêutico dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos e avaliar a tendência de adesão destes à sua respectiva farmacoterapia. Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva, realizado no período de janeiro a abril de 2019 e focado na avaliação do perfil farmacoterapêutico e na adesão ao tratamento por usuários hipertensos e/ou diabéticos domiciliados cadastrados na Unidade Básica de Saúde da Família Bonald Filho, em Campina Grande-PB. Na avaliação dos dados referentes ao resultado de tendência da adesão do paciente, foi realizada pela razão Necessidades/Preocupações (N/P). Os outros resultados foram analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 17.0). Participaram do estudo 20 pacientes domiciliados, sendo que 70% (n = 14) pertenciam ao gênero feminino, a maioria encontrava-se na faixa etária igual ou superior a 80 anos (40%), possuía uma renda de 1 salário mínimo (45%) e era portador de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) (60%). Com relação aos Resultados Negativos Associados aos Medicamentos (RNMs), identificou-se 15 pacientes com RNM de necessidade, 12 de efetividade e 6 de segurança. Em relação a tendência de adesão ao tratamento, o resultado foi satisfatório, visto que 16 pacientes apresentaram uma maior tendência. Na Atenção Primária à Saúde foi possível realizar serviços farmacêuticos, acompanhamento farmacoterapêutico, incentivando assim a autoestima do paciente e o autocuidado. É uma atividade que deve ser realizada junto a equipe multidisciplinar, no momento das visitas domiciliares, cada profissional desenvolvendo suas atribuições.
Descrição: VIEIRA, M. L. de S. Avaliação do perfil farmacoterapêutico e da adesão a terapia de pacientes assistidos pelo Hiperdia. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20844
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luisa de Sá Vieira.pdfPDF - Maria Luisa de Sá Vieira1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.