Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20845
Título: Ewe Sawéé Ji Àse: Despertando o poder do Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Uma revisão bibliográfica dos seus aspectos etnobotânicos e em rituais afro-brasileiros
Autor(es): Alves, Ransmülly Mendonça
Palavras-chave: Etnobotânica
Fitoterapia
Plantas medicinais
Alecrim
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Rosmarinus officcinalis L. (Alecrim) é uma planta medicinal nativa da região do mediterrâneo entre a Ásia e o norte da África e cultivada pelo mundo inteiro. É um arbusto perene e lenhoso que chega a medir 1,5m e possui fragrância intensa . Possui atividades antimicrobiana, antioxidante, antiespasmódica, carminativa, crescimento capilar e prevenção da caspa. Os africanos trazidos para Brasil e escravizados na época da colonização, trouxeram os conhecimentos de uso de ervas e plantas medicinais da farmacopeia tradicional yoruba, e que se perpetuaram dentro das casas de Candomblé, junto com o culto aos orixás, trouxeram o alecrim e as ligações entre as propriedades espirituais e biológicas. Foram analisadas especialmente as atividades antimicrobiana, antifúngica, antioxidante e anti-inflamatória; e sua importância dentro de determinados rituais no candomblé, gerando um elo dos conhecimentos da ciência com a fé.
Descrição: ALVES, R. M. Ewe Sawéé Ji Àse: Despertando o poder do Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Uma revisão bibliográfica dos seus aspectos etnobotânicos e em rituais afro-brasileiros. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20845
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ransmülly Mendonça Alves.pdfPDF - Ransmülly Mendonça Alves967.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.