Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20846
Título: Epidemiologia das intoxicações por medicamentos em idosos entre 2010-2018
Autor(es): Gonçalves, Cícero dos Santos
Palavras-chave: Epidemiologia
Intoxicação medicamentosa
Idosos
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O envelhecimento é um processo fisiológico natural do ser humano e embora não seja um processo patológico, provoca maior vulnerabilidade ao organismo por conta de alterações nos processos fisiológicos, bioquímicos e psicológicos. Tendo em vista as alterações fisiológicas associadas ao fato do aumento crescente do consumo de medicamentos entre os idosos, estes se tornam um grupo de risco vulnerável às intoxicações medicamentosas. Este trabalho objetivou analisar os dados epidemiológicos e clínicos dos casos de intoxicações medicamentosas em pacientes idosos atendidos e notificados pelo CIATOX-CG. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Tendo como critério de inclusão: casos de intoxicações por medicamento em pacientes acima de 60 anos e que possuíssem fichas de notificação preenchidas com as variáveis a serem analisadas. A maioria dos casos ocorreu em pacientes do gênero feminino (58%), aposentada (58%), com baixo nível de escolaridade (45,4%) e residentes na zona urbana (83%). A tentativa de suicídio foi a principal causa das intoxicações (43,7%) e a classe farmacológica responsável pelo maior número de casos foram os benzodiazepínicos (21%), seguidos dos anti-inflamatórios (19%) e os simpatomiméticos (10%). Os achados desse estudo reforçam uma necessidade de políticas públicas voltadas para o idoso, na tentativa de prevenir os quadros de intoxicação. Assim também, como a divulgação de propagandas e campanhas sobre o uso racional de medicamento e o combate ao suicídio.
Descrição: GONÇALVES, C. dos S. Epidemiologia das intoxicações por medicamentos em idosos entre 2010-2018. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20846
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero dos Santos Gonçalves.pdfPDF - Cícero dos Santos Gonçalves797.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.