Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20853
Título: João Bobo e o centro de massa: Um relato de experiência sobre o uso da abordagem experimental para o ensino de Física
Autor(es): Santos, Victoria Miguel dos
Palavras-chave: Ensino de Física
Centro de massa
Abordagem problematizadora
Abordagens experimentais
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência enquanto estudante participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, do curso de Licenciatura em Física da UEPB, de uma intervenção realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina / PB. Utilizando a abordagem problematizadora, a aula foi realizada durante um encontro que conteve três momentos e abordou o conteúdo de centro de massa. Um dos objetivos da intervenção era abordar o conteúdo de Física com o auxílio de brinquedos e brincadeiras populares, para tanto, no primeiro momento, foi apresentado aos estudantes um boneco João Bobo e o seu funcionamento, e eles foram questionados do porquê o boneco funciona daquela forma; no segundo momento, fazendo uso da experimentação e problematização para a construção do conhecimento físico foi feita a divisão de grupos e entregues materiais para a confecção do boneco; o terceiro momento foi a consolidação do conhecimento, juntamente com uma atividade avaliativa para verificação da compreensão do tema abordado. No decorrer da atividade, foi possível notar o interesse e o entusiasmo dos estudantes, de forma a nos possibilitar o entendimento de que a proposta foi proveitosa para o tratamento do referido tema, podendo ser utilizada para outros temas dentro do ensino de Física.
Descrição: SANTOS, V. M. dos. João Bobo e o centro de massa: Um relato de experiência sobre o uso da abordagem experimental para o ensino de Física. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20853
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victoria Miguel dos Santos.pdfPDF - Victoria Miguel dos Santos1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.