Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20856
Título: Estudo comparativo entre o bioadsorvente (capim-elefante) e o carvão ativado comercial para remoção de corantes têxteis em águas residuárias
Autor(es): Amorim, Alzinete da Conceição Sousa
Palavras-chave: Efluente Têxtil
Bioadsorvente
Carvão ativado
Capim-elefante
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: A presença de corantes nos efluentes têxteis é um dos problemas enfrentados por esse setor industrial, uma vez que tratamentos convencionais não são capazes de remover os corantes presentes nos efluentes, já que estes são compostos solúveis de difícil degradação. Uma alternativa para remover cor desses efluentes é a adsorção, que é um processo baseado na transferência de massa em que o material que adsorve (adsorvente) deve apresentar elevada área superficial porosa, e o material adsorvido (adsorvato) é o que se acumula na interface do material. Adsorventes que apresentam características adsortivas semelhantes às do carvão ativado, mas que sejam menos custosos e oriundos de resíduos naturais, são cada vez mais estudados. Este trabalho investiga o uso potencial do capim elefante (Pennisetum purpureum) como adsorvente e o compara ao carvão ativado. A partir do bioadsorvente, foram realizados os estudos de cinética e de equilíbrio. Os resultados indicaram que a capacidade de adsorção ótima foi obtida quando se utilizou 0,2 g de adsorvente, concentração do adsorvato igual a 100 mg/L e tempo de agitação de 60 min. Os resultados experimentais indicam que o modelo de pseudo-segunda ordem é o mais apropriado para descrever a cinética de adsorção e para o estudo de equilíbrio, os dados se ajustaram melhor a isoterma de Lagmuir. A maior percentagem de remoção do corante ocorreu com o carvão ativado, sendo em torno de 94,16%. O capim elefante se mostrou eficiente removendo cerca de 66,8% do corante da solução, podendo ser indicado como uma alternativa viável para o tratamento de efluentes industriais têxteis, já que é uma matéria-prima renovável e de baixo custo.
Descrição: AMORIM, A. da C. S. Estudo comparativo entre o bioadsorvente (capim-elefante) e o carvão ativado comercial para remoção de corantes têxteis em águas residuárias. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20856
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alzinete da Conceição Sousa Amorim.pdfPDF - Alzinete da Conceição Sousa Amorim1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.