Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20862
Título: Do conhecimento empírico ao científico: Investigação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico da entrecasca de Hymenaea courbaril L. frente a cepas clínicas
Autor(es): Brito, Ingrid Mayara da Cunha
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Resistência microbiana
Plantas medicinais
Jatobá
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Devido ao crescente número de microrganismos resistentes aos antimicrobianos atuais, têm se valorizado a busca por alternativas naturais, que sejam eficazes nos tratamentos de enfermidades. A Hymenaea courbaril L. (jatobá), segundo a medicina popular, é utilizada para o tratamento de enfermidades microbianas. O presente estudo teve por objetivo avaliar de forma científica o conhecimento empírico dos raizeiros com relação a atividade antimicrobiana do extrato etanólico da entrecasca da Hymenaea courbaril L., frente a cepas de importância clínica. O material vegetal fresco foi coletado no distrito de São José da Mata/Município de Campina Grande/Paraíba. Para obtenção do extrato da entrecasca utilizou- se o processo de maceração à frio, com álcool a 96%, e submetido a rotaevaporação. Para a análise microbiológicos foram utilizadas cepas clínicas de Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Klebsiella pneumonia, Candida krusie e Candida albicans. A avaliação do potencial antimicrobiano do extrato foi realizada pelos métodos de difusão cavidade-placa, sendo as cepas inoculadas pela técnica de espalhamento em superfície. A concentração inibitória mínima foi avaliada a partir da diluição seriada (100%; 50%; 25%; 12,5% e 6,25%) do extrato. Constatou-se que o extrato foi efetivo frente a cepas de Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosas e Candida krusei. Portanto, o conhecimento empírico pode ser validado a partir dos resultados obtidos a partir do extrato da entrecasca de Hymenaea courbaril L.. Sugere-se que os estudos devem ter continuidade visando identificar, purificar e fracionar os fitoquímicos da entrecasca e testar frente a outros microrganismos.
Descrição: BRITO, I. M. da C. Do conhecimento empírico ao científico: Investigação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico da entrecasca de Hymenaea courbaril L. frente a cepas clínicas. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20862
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Mayara da Cunha Brito.pdfPDF - Ingrid Mayara da Cunha Brito857.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.