Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20863
Título: Variação do tamanho do corpo de moluscos em relação a salinidade de estuários
Autor(es): Silva, Erlâiny Mileny Marques
Palavras-chave: Moluscos
Ecossistemas aquáticos
Estuários
Salinidade
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Os estuários são ecossistemas aquáticos considerados únicos, apresentando uma transição entre a água doce e o mar. São ambientes dinâmicos com um grande papel ecológico, em decorrência de suas condições ambientais. Sendo a salinidade um dos fatores que influenciam a estrutura e o funcionamento desse ecossistema, como a comunidade de moluscos. No entanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar se há relação do tamanho do corpo dos moluscos com salinidade dos estuários. O estudo foi realizado no estuário do rio Casqueira e Tubarão, considerados hipersalinos, localizados no litoral do Rio Grande do Norte, e o estuário do rio Mamanguape e Passos, considerados estuários positivos localizados no litoral da Paraíba e do Pernambuco, respectivamente. Duas coletas foram realizadas em cada estuário, nos quais foram estabelecidos quatro zonas de coletas. Em cada zona foram estabelecidos três pontos de amostragem com três unidades amostrais. Em cada ponto foi coletado amostras de sedimento e a salinidade foi aferida através de um salinômetro. Após a medição dos moluscos, foram estabelecidos agrupamentos de tamanho corporal, obtendo cinco categorias. Ao total foram identificados e medidos 2.898 moluscos, distribuidos em 76 gêneros. Diferenças significativas para as categorias de tamanho foram observadas apenas para o do rio Casqueira, podendo ter relação com a ocorrência de salinas solares artificiais no entorno do estuário. Os resultados demonstraram que a salinidade não teve influência nas categorias de tamanho dos moluscos avaliadas, mesmo sendo a salinidade um fator ambiental limitante para a distribuição e a dispersão dos organismos.
Descrição: SILVA, E. M. M. Variação do tamanho do corpo de moluscos em relação a salinidade de estuários. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20863
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erlâiny Mileny Marques Silva.pdfPDF - Erlâiny Mileny Marques Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.