Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20865
Título: Uma revisão integrativa sobre a saúde mental dos agentes de segurança penitenciária
Autor(es): Lins, Ayza Luzia Vieira
Palavras-chave: Saúde mental
Agente penitenciário
Estresse
Qualidade de vida
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Trata-se de um estudo de revisão integrativa cujo objetivo foi analisar na literatura nacional a produção cientifica sobre a saúde mental dos agentes de segurança penitenciária. Realizou-se um estudo bibliográfico de publicações em periódicos, no período de 2009 a 2019. Pesquisou- se os estudos nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. A amostra foi constituída de treze artigos. A maioria dos trabalhos nos mostra que o ambiente de trabalho do agente é precário, com estrutura física geralmente antiga e comprometida; insalubre, inclusive com riscos biológicos; e perigosa, devido ao contato constante com apenados, os trabalhadores as vezes se deparam com ameaças. A convivência com o sistema prisional pode levar ao estresse e ao uso e abuso de substâncias legais e ilegais. Cabe as autoridades competentes buscar maneiras de melhorar o ambiente de trabalho e de diminuir as fontes geradores de sofrimento psíquico. Acredita-se que o número de publicações seja pequeno diante das inúmeras possibilidades de pesquisa com os agentes penitenciários, mostrando a necessidade de novas pesquisas.
Descrição: LINS, A. L. V. Uma revisão integrativa sobre a saúde mental dos agentes de segurança penitenciária. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20865
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayza Luzia Vieira Lins.pdfPDF - Ayza Luzia Vieira Lins404.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.