Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20867
Título: Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI): Reflexões de uma estudante de Psicologia
Autor(es): Teixeira, Andreza Raissa Lima
Palavras-chave: Valores
Psicologia
Logoterapia
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: O Estágio Multidisciplinar Interiorizado é um programa de saúde coletiva existente desde 1994 na Universidade Estadual da Paraíba, oferecido aos cursos de saúde da instituição. Viktor Frankl ao desenvolver a Logoterapia identificou que a vivência dos valores de criação, de experiência e de atitude são caminhos para encontrar o sentido da vida. Diante disso, será feito um relato de experiência que tem como objetivo mostrar a importância do EMI como um estágio de grande potencial positivo para o Curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, apresentar a experiência nele como propiciadora do desenvolvimento de senso crítico dos futuros profissionais quanto às atribuições da sua profissão, além de mostrar como ele pode contribuir de forma rica para concretização da formação de um psicólogo generalista como é proposto pelo curso. Para identificar e explicar a importância desse estágio foi feita uma explanação das atividades desenvolvidas e reflexões sobre a atuação dos estagiários de Psicologia nas mesmas. Algumas das experiências serão analisadas com base na Logoterapia, a terceira escola de psicoterapia vienense. Nos resultados foi possível perceber como as atividades possibilitam a vivência de cada valor e atribuem um caráter de missão a profissão do psicólogo, quando o coloca diante da responsabilidade de fazer algo pelo outro. Conclui-se que o EMI apresenta um amplo campo de atuação para a Psicologia o que contribui para a formação generalista proposta pelo curso, desenvolve o senso crítico do estudante diante da responsabilidade de ser no mundo dando algo ao outro, além de contribuir com a humanização dos futuros profissionais, sendo assim de extrema relevância para o curso e devendo permanecer no Projeto Pedagógico do Curso.
Descrição: TEIXEIRA, A. R. L. Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI): Reflexões de uma estudante de Psicologia. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20867
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Raissa Lima Teixeira.pdfPDF - Andreza Raissa Lima Teixeira589.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.