Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20875
Título: Relato de experiência das atividades desenvolvidas durante estágio supervisionado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes
Autor(es): Sousa, Dimas Soares
Palavras-chave: Saúde mental
Atuação do psicólogo
Psicologia do trabalho
Psicologia organização
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: A psicologia organizacional e do trabalho vem ganhando cada vez mais espaço no cenário atual, isso se deve em grande parte, a dinâmica de como as relações de trabalho acontecem. Cada organização tem suas particularidades e clima organizacional diferente, isso de certa forma, acaba definindo como será a atuação do psicólogo. O hospital é um ambiente de bastante complexidade, sobretudo pela quantidade de profissões e especializações presentes nesse local, soma-se a isso, o contato direto com o sofrimento humano, o que pode levar ao surgimento de inúmeros problemas psicológicos. O relato da experiência de atuação como estagiário no hospital de emergência e trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, tem como objetivo principal, evidenciar a importância da presença de um Psicólogo do Trabalho e Organizacional em ambientes hospitalares. A experiência do estágio propiciou compreender que a atuação do psicólogo do trabalho vai além das questões relativas à gestão de recursos humanos, trabalhando com Educação Permanente em Saúde, associada à saúde e segurança no trabalho dos colaboradores do hospital, até a qualidade de vida no trabalho. O estágio supervisionado se constitui de um momento privilegiado da vida do estudante e do futuro psicólogo, principalmente quando esta intervenção envolve uma organização como o hospital que possibilita ao estagiário vivenciar situações de trabalho que permite relacionar a teoria e a prática. A experiência mostrou o quanto o psicólogo do trabalho pode contribuir para a dinâmica da organização e os desafios que enfrenta cotidianamente na busca de tornar a instituição um lugar bom de se viver e trabalhar.
Descrição: SOUSA, D. S. Relato de experiência das atividades desenvolvidas durante estágio supervisionado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20875
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dimas Soares Sousa.pdfPDF - Dimas Soares Sousa1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.