Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20879
Título: Contabilidade gerencial e Micro e Pequenas empresas: uma análise em periódicos nacionais de 2007 a 2017
Autor(es): Oliveira, Hyonara Sabryna de
Palavras-chave: Pesquisa científica em contabilidade
Bibliometria
Micro e Pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este trabalho objetivou analisar quais as características principais dos periódicos, autores e publicações que tratam da contabilidade gerencial no contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) no Brasil, no período de 2007 a 2017. Utilizando-se da técnica de levantamento bibliométrico com abordagem qualitativa, o mesmo constitui uma amostra de 21 publicações para o período provenientes do portal de periódicos CAPES e da ferramenta Google acadêmico. As análises foram efetuadas tomando por base dois aspectos: o teórico e o metodológico. Como principais resultados se tem que as pesquisas que tratam dessa temática a nível nacional ainda são incipientes. No que se refere aos aspectos teóricos, os trabalhos apresentaram três perspectivas: com foco na informação contábil gerencial; na contabilidade gerencial e suas ferramentas e em outros temas diversos, como barreiras de implementação e mortalidade precoce das pequenas empresas. Os aspectos metodológicos, apresentaram os seguintes resultados: distribuição homogênea de publicações no período; média de 4 a 5 autores por trabalho; pesquisa de campo com aplicação de questionário em sua maioria; abordagens qualitativas e quantitativas equilibradas; os assuntos mais abordados se basearam na utilização das ferramentas pelos pequenos negócios; não existe uma teoria comum, sendo majoritariamente baseados em referências de estudos anteriores. O panorama ainda está em aberto para as possibilidades de pesquisas nessa área, cabendo aos profissionais de contabilidade e acadêmicos um maior interesse por esse importante segmento de mercado.
Descrição: OLIVEIRA, H. S. Contabilidade gerencial e Micro e Pequenas empresas: uma análise em periódicos nacionais de 2007 a 2017. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20879
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hyonara Sabryna de Oliveira.pdfPDF - Hyonara Sabryna de Oliveira447.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.